Qualificação de Fornecedores

O setor

A Unidade de Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores procura contribuir para o aumento da competitividade da indústria pernambucana, através da qualificação e inserção de fornecedores locais nas novas cadeias de negócios do Estado. A proposta é auxiliar as empresas fornecedoras a identificarem e atenderem as necessidades das compradoras com qualidade nos serviços e produtos oferecidos, possibilitando a geração de negócios.

Desde 2007, houve a iniciativa do IEL, a partir da experiência de alguns de seus Núcleos Regionais, em iniciar a organização metodológica de um programa para qualificação de fornecedores, baseado nas iniciativas dos estados do Espírito Santo, Goiás, Pará, Maranhão e Bahia. Os serviços oferecidos pela Unidade em Pernambuco qualificam os fornecedores em diversas áreas, tais como qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social empresarial, gestão da produção, gestão estratégica, comercial e financeira, visando o desenvolvimento dos elos da Cadeia Produtiva.

Para tanto, o IEL dispõe de duas metodologias de programas para desenvolvimento e qualificação de empresas fornecedoras, planejada em dois níveis. O enfoque do Programa Nível I promove a capacitação dos fornecedores em disciplinas essenciais para que melhorem sua organização em relação a pontos como qualidade, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social empresarial, inovação, gestão estratégica, comercial e financeira. Já o Programa Nível II propõe uma atuação mais profunda e a utilização, em sua totalidade, de requisitos de normas internacionais, a exemplo das normas ISO 9.001, 14.001 e OHSAS 18.001, além da criação de uma Norma para as áreas financeira, fiscal e trabalhista.

Ambos os programas são divididos em quatro etapas: Sensibilização, Diagnóstico, Desenvolvimento e Qualificação. Ao longo do processo, o IEL realiza nas empresas atendidas diagnósticos situacionais em cada aspecto, identificando pontos fortes e fracos, provendo-os com orientação, planejamento e gestão de ações corretivas para implementação dos planos.

Apoio a iniciativas de competitividade local

O Programa de Apoio a Iniciativas de Competitividade Local iniciativa da CNI – Confederação Nacional da Indústria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das quatro localidades de atuação do Programa, nos estados do Acre, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco, melhorando a competitividade e a inserção internacional das empresas a partir da implementação de uma gestão público-privada.

Em atuação desde 2009, o Programa em Pernambuco vem apoiando o desenvolvimento e fortalecimento de modelos de governança público-privados, com ênfase na qualificação e geração de oportunidades de inserção das empresas do setor eletro metal mecânico na cadeia de fornecimento dos grandes projetos estruturantes implantados nesta localidade. Pontualmente, colabora com o desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape, por meio do apoio ao Fórum Suape Global, bem como busca estimular a melhoria da competitividade das empresas do setor metal-mecânico do Estado, a partir da criação da REMME – Rede de Empresas do setor de Metal Mecânico e Eletro de Pernambuco. Além disso, realiza diversas outras ações de incremento da competitividade de empresas locais, como a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, o Polo Petroquímico, entre outras.

Av. Lins Petit, nº 100 - 18º e 19º andar - Boa Vista | CEP 50070-230 | Recife - PE | FONE: 81 3334.7000 | Fax: 81 3334-7042/7043